Como funciona


Quantas idéias inovadoras de negócios não morrem antes mesmo de nascer, não é mesmo? A grande maioria delas sofre sempre do mesmo mal: falta de investimento. Ainda mais em tempos difíceis de recessão e crises econômicas, está cada vez mais difícil conseguir capital para financiar grandes negócios. E é neste momento de incerteza que surge uma alternativa criativa e muito promissora para a geração de investimentos: o Crowdfunding.

Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro no seu negócio, geralmente via internet, a fim de dar vida à sua idéia. É o chamado financiamento colaborativo, algo que está revolucionando o lançamento de Startups mundo afora.

A mecânica é muito simples: o empreendedor apresenta sua idéia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito. As pessoas acessam o site, conhecem o projeto através de explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com o projeto apresentado. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%), caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado.

Crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia, industrial etc. Ele também serve não apenas para pessoas que não possuem dinheiro para o financiamento, mas também para empreendedores que precisam levantar um capital alto. E uma alternativa muito importante para a captação de recursos.

Esta modalidade de financiamento se apóia na vontade das pessoas em ajudar um negócio a sair do papel, mesmo com baixo investimento, com o objetivo de poder participar de alguma forma daquela empresa no futuro. Muitos empreendedores que divulgam sua idéia em busca deste financiamento colaborativo recompensam seus investidores com alguns brindes, prêmios e até mesmo com participação dentro da empresa, tudo dependerá da quantia investida no projeto.

No Brasil, assim como no resto do mundo, o Crowdfunding tem ganhado cada vez mais espaço, crescendo e conquistando cada vez mais pessoas. Mas, infelizmente, ainda está lutando muito contra a desconfiança das pessoas em investir dinheiro em projetos que pouco conhecem. Este talvez seja um dos maiores empecílios para que grandes projetos possam conseguir a quantia necessária para o lançamento: a desconfiança e incredulidade das pessoas. Juntamente com a falta de leis que amparem esta modalidade de investimento, entre outras dificuldades. Mas, felizmente, este cenário vem sendo modificado ao longo dos anos.

Algumas grandes empresas e produtos/serviços que conhecemos hoje já tiveram suas rodadas de investimento coletivo, como a Wikipédia, Linux, YouTube e, acredite, até a famosa Estátua da Liberdade, símbolo mor dos EUA, precisou de investimento coletivo para ser construída e transportada.